quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bullying


Bullying- Por que um Nome em Inglês?

O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como já sabemos, o verbo significa em português ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. Dan Olweus ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos estudiosos do assunto o denominam "violência moral", "vitimização" ou "maltrato entre pares", uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais — no caso, estudantes. Como é um assunto estudado há pouco tempo (as primeiras pesquisas são da década de 1990), cada país ainda tem de encontrar uma palavra, em sua própria língua, que tenha esse significado.
              A professora Tãnia de Língua Portuguesa das primeiras séries D,E,F trabalhou com as referidos séries  sobre o texto  "bullying", posteriormente solicitou uma produção de texto dos alunos, vamos ler um texto selecionado e repensar sobre o "bullying".


Bullying

A palavra “bullying” significa brigar, amedrontar, maltratar, intimidar. As primeiras pesquisas surgiram em 1990 nos Estados Unidos. Eles começaram essas pesquisas porque havia muitos acontecimentos nas escolas de alunos agrediam e humilhavam os colegas.
É considerado “bullying”, quando se coloca apelidos, humilha, exclui, agride verbalmente ou fisicamente as pessoas, é tudo que se trata de ferir de alguma forma.
O “bullying” é muito sério, porque isso pode gerar complicações futuras na vida da pessoa. Quem pratica esse tipo de crime está criando dentro do outro uma revolta muito grande e no futuro ele pode se tornar até um criminoso.
            Então se você vir alguém sofrendo “bullying”, ajude – o e alerte a direção da escola ou a polícia. E se você é um desses agressores pare com isso, porque violência não leva a lugar nenhum.

Luiza M. Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário