Histórico da criação

HISTÓRICO DA CRIAÇÃO

Antensina Santana
O Colégio Estadual Antensina Santana, é o primeiro grupo escolar de Anápolis, tendo sido inaugurado no dia 18 de março de 1926, com o nome Grupo escolar de Anápolis Dr. Brasil Caiado, que na época era o Presidente do Estado de Goiás. Após a vitória da Aliança Liberal, em 1930, o Grupo Escolar passou a se chamar Grupo escolar “24 de outubro”. Em seu primeiro ano de funcionamento a freqüência foi de 178 alunos. Depois de alguns anos o prédio do grupo tornou-se pequeno para comportar grande número de alunos. Quando prefeito Graciano Antonio da Silva, fundador, conclui o novo prédio, situado na Praça Santana, em 1945.
Em dezembro de 1930 realizou-se a 1ª  formatura do curso primário e os concluintes foram: José Sisenando Jayme, Sisenando Gonzaga Jaime, Mário Leite, Amélia Cardoso, Clarice Nominato, Maria de Lourdes Melo. Maria de Sousa, Tula e Tulinha de Pina
Em 24 de junho de 1921, foi nomeado como diretor Sr. Alarico Torres Verano e professora Orária Cunha e transferiu para esse grupo escolar as Professoras: Bonfim, Laurinda Seixo de Brito.
            O grupo escolar mudou novamente de nome, passando a se chamar Grupo escolar Antensina Santana, em homenagem à filha de Moises Augusto de Santana, apenas nascida em Santana das Antas.  A referida professora era grande educadora e portadora de muito conhecimento, uma ótima professora que lecionava nos três turnos mesmo com todas as dificuldades da época, onde uma mulher tinha de enfrentar enormes obstáculos para se firmar na sociedade. Iniciou suas atividades educacionais na Escola Municipal de Itaberaí. Prematuramente ceifada pela morte, Dr. Nicanor de Faria e Silva, viúvo de Antensina doou ao grupo a placa com a nova denominação.


Antensina 1997

Desfile década 1970

Prédio Antensina 1945


Prédio na praça Santana 1926



Desfile de 70 anos



Rifa de TV década 70
                        O Colégio Estadual Antensina Santana, hoje, continua zelando pelo seu junto a comunidade. Funciona em 3 turnos, contando com uma clientela estudantil de 1.200 alunos, matriculados nos cursos de Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e Ensino Médio. A escola conta com 37 professores todos com graduação e a maioria com pós-graduação e o total de funcionários são 67 entre professores, direção, vice – direção, secretaria – geral, coordenação, dinamizadores de laboratórios, dinamizadores de biblioteca,  auxiliares de serviços gerais, merendeira e vigia.                           
                       A unidade escolar tem como filosofia  promover um ensino de qualidade para os alunos por este trabalho desenvolvido muitos se destacam em vestibular e concursos.