segunda-feira, 30 de maio de 2011

A inclusão no Antensina Santana

A inclusão em nossa escola
Refletir sobre as questões de uma escola de qualidade para todos, incluindo alunos e professores, através da perspectiva sociocultural significa que nós temos de considerar, dentre outros fatores, a visão ideológica de realidade construída sócio e culturalmente por aqueles que são responsáveis pela educação. Julgamentos de "deficiência", "retardamento", "privação cultural" e "desajustamento social ou familiar" são todas construções culturais elaborados por uma sociedade de educadores que privilegia uma só fôrma para todos os tipos de bolos. E geralmente a forma da fôrma de bolo é determinada pelo grupo social com mais poder na dinâmica da sociedade.
Educar indivíduos em segregadas salas de educação especial significar negar-lhes o acesso às formas ricas e estimulante de socialização e aprendizagem que somente acontecem na sala de aula regular devido a diversidade presente neste ambiente. A pedagogia de inclusão baseia-se em dois importantes argumentos. Primeiramente, inclusão mostrou-se ser beneficial para a educação de todos os alunos independente de suas habilidades ou dificuldades. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, revelaram que crianças em demanda por serviços especiais de atendimento apresentaram um progresso acadêmico e social maior que outras crianças com as mesmas necessidades de serviços especiais, mas educadas em salas de aula segregadas (Snell, 1996; Downing, 1996; Hunt, et.al., 1994). Isso pode justificar-se pela diversidade de pessoas e metodologias educacionais existentes em sala de aula regular, pela interação social com crianças sem diagnóstico de necessidade especial, pela possibilidade de construir ativamente conhecimentos, e pela aceitação social e o consequente aumento da autoestima das crianças identificadas com "necessidades especiais".
Com essa visão de inclusão e a disposição em aprender e se interagir temos uma escola formada por famílias e servidores, empenhados na divulgação do conceito de inclusão escolar e na busca de um redimensionamento da escola que temos hoje, visando torná-la uma escola inclusiva, ou seja, uma escola de qualidade para todos, na qual as diferenças sejam valorizadas.
            Temos procurado divulgar essas ideias em encontros com pais e profissionais interessados no tema. Além disso, procuramos concretizar o direito dos alunos com necessidades específicas frequentarem as classes comuns do ensino regular, oferecendo apoio as suas necessidades.
         Sabemos que a inclusão ainda é algo que está longe de ser considerada uma conquista efetiva. Se nosso país se ocupar de fato com a promoção da inclusão verdadeira,  as barreiras deverão ser derrubadas, rampas e acessos construídos e assim poderemos mostrar como todos são capazes de fazer as coisas sem separação de grupos e sem disparidade de competências.
Somos o Antensina Santana, a escola em busca da promoção do aluno em prol da educação e do conhecimento.




Willian do Carmo Gama
Professor Interprete

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